Porque é que os seus comerciais não conseguem fazer grandes vendas?
- Fevereiro 16, 2021
- Publicado por: MPV Consultores
- Categorias: Dicas, Vendas
Perfil de uma grande venda:
- Vendas com investimento alto/considerável
- Necessidade de influenciar vários interlocutores
- Decisões tomadas a nível sénior – Mercado altamente competitivo
- Ciclo de vendas longo desde o contacto ao contrato
- Venda de produtos, serviços ou soluções complexas
- O produto/serviço apresentado pode envolver uma organização/departamento que atravessa mudanças significativas
Vamos examinar o processo de tomada de decisão do cliente
Desenvolver as necessidades é apenas o primeiro passo!
Uma vez verificada a existência de uma necessidade e que o comercial tem a capacidade de ajudar o cliente, o próximo passo do cliente, em vendas mais complexas, é verificar quem mais poderá ter a capacidade de o ajudar. Ao fazer uma grande compra que envolve um investimento considerável, é natural para a maioria dos clientes “sondar” o mercado – seriam considerados irresponsáveis se não o fizessem. Em resumo, não importa quão competente tenha sido o comercial numa primeira fase, é bem provável que o cliente peça propostas à concorrência. Isto leva o cliente a uma segunda tomada de decisão.
Quem devo selecionar?
Nas apresentações, “o que diz é tão importante como a forma como o diz”
Condução da negociação
O processo de negociação envolve um conjunto complexo de competências que poucos comerciais dominam. Como resultado estes profissionais para ganhar negócios, fazem concessões que podem não ser necessárias. Uma pesquisa sobre a forma como os comerciais bem-sucedidos planeiam e conduzem as suas negociações revelou uma série de competências de planeamento e de comportamento cara a cara que podem ser desenvolvidas noutros profissionais. Esta é uma área de desenvolvimento de competências que pode produzir resultados notáveis em organizações que fazem repetidamente negócios com margens baixas. Muitas organizações tentam superar a falta de capacidade de negociação dos seus comerciais introduzindo Senior Managers para lidar com esta fase final. Com muita frequência, esses Senior Managers ‘ganham o negócio’ fazendo as concessões que os seus comerciais não podem fazer.
Os clientes não respondem à pressão
Fechar vendas “à pressão” não funciona
Os comerciais bem-sucedidos planeiam a implementação com antecedência
Não há atalhos para o sucesso
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