Como pode o Six Sigma contribuir para o seu negócio?

Six Sigma

Assente no conceito de melhoria contínua, com o objetivo de reduzir ao máximo erros no processo produtivo, o Six Sigma é um poderoso aliado para o seu negócio para problemas específicos e adequados a esta ferramenta. Descubra neste artigo como pode o Six Sigma contribuir para o seu negócio.

O que é o Six Sigma?

O Six Sigma encontra as suas origens na fábrica da Motorola, na década de 80. De forma sucinta, ele traduz um sistema de gestão focado no aperfeiçoamento de processos, isto é, na revisão de todas as etapas do processo produtivo com o principal objetivo de reduzir erros, defeitos ou inconsistência ao longo da cadeia de fabrico.

Se pretende conhecer o Six Sigma em maior detalhe, convidamo-lo a ler o nosso artigo Six Sigma e Lean: quais as diferenças?

O Six Sigma aposta numa abordagem cíclica por etapas. Podendo esta abordagem variar entre duas escolas, o seu princípio de funcionamento é semelhante: começamos por Definir Processos, Medir os seus outputs e Analisar problemas, para depois os Melhorar e Controlar a sua eficácia, sendo por isso conhecida pela metodologia DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve and Control). Encarado numa lógica de melhoria contínua, este ciclo de análise-melhoria-verificação deve permitir incrementos constantes de qualidade.

Benefícios do Six Sigma

  • Melhoramento de produtos: no seu intuito de reduzir a ocorrência de erros, o Six Sigma consubstancia-se numa metodologia de controlo de qualidade.
  • Aumento da satisfação dos clientes: o incremento da qualidade dos produtos — assim como o fornecimento desse padrão de qualidade de forma continuada e consistente — está diretamente ligado à satisfação dos consumidores e à reputação da sua empresa.
  • Optimização dos recursos: um dos pontos fulcrais do Six Sigma é a utilização racional e controlada dos recursos disponíveis, com vista à redução dos desperdícios. O controlo dos processos permite a deteção de erros o mais perto possível da sua origem.
  • Padronização de processos e maior dinâmica comunicacional: a otimização de processos e a integração entre diferentes departamentos da organização deve permitir mais e melhor comunicação interna, estimulando a agilidade e o desenho de soluções conjuntas — esta é a chave para uma maior resiliência.
  • Participação dos colaboradores: envolvendo todas as equipas e cada um dos seus membros, o Six Sigma deve permitir a criação de um ambiente de trabalho mais aberto e dinâmico, assim como promover um maior espírito de coesão. A participação ativa dos colaboradores potencia os resultados do programa, produz soluções mais eficientes e melhora todo o processo de produção.
  • Redução de custos: por via da redução de defeitos, do controlo da utilização de recursos e pela aposta clara na redução dos desperdícios, a metodologia Six Sigma oferece também maior racionalidade financeira, sendo um efetivo meio de redução das despesas.

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